Coração De Leão - Canon A. Jessopp




Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:9

Esta expressão 'Seja forte' não significa 'Seja forte no corpo', mas 'Seja forte na mente'; 'Seja forte no espírito'; 'Seja corajoso'.
Uma ordem como esta não poderia ter sido uma mera zombaria, uma ordem a que Josué não foi capaz de obedecer. A palavra que o fez ser forte foi uma garantia ao mesmo tempo de que, se o fizesse, poderia ser forte de acordo com o seu dia.


I. O primeiro segredo da verdadeira coragem é saber e ter certeza de que temos algum poder.  Daí a sabedoria da máxima dos antigos: 'Conhece-te a ti mesmo' - aprende a ver qual é a tua verdadeira capacidade, e sabendo disso, não te encolhas de te aventurares a colocá-la à prova. Não é demais dizer que todos os homens erram ao subestimarem-se a si mesmos. Pois que mais profunda autodepreciação há para um homem viver no mundo, esquecendo-se do que é trazido para cá, esquecendo-se dos seus privilégios cristãos, do seu nome cristão, da sua liberdade cristã?


II. Todos nós temos algum poder; a pergunta é: Quanto e o quê?  Essa é a pergunta que devemos fazer a nós mesmos todos os dias; é especialmente a grande questão do nosso início de vida, pois a resposta certa depende todo o nosso sucesso. As nossas fraquezas guardadas muitas vezes tornam-se a nossa força; e as nossas melhores lições, se prestarmos atenção, são os nossos erros. A força de Josué era o conhecimento da sua fraqueza. Cuidado ao pensar que você não tem força porque não é onipotente. Deus diz a todos nós, qualquer que seja a obra digna em que estamos entrando, 'Seja corajoso; ser forte!